segunda-feira, 19 de março de 2012


*      PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE DE INTERSECÇÃO
Proposição do diálogo entre Psicanálise e Educação submetendo as questões educativas à luz dos conceitos Psicanáliticos, na análise da posição do educador frente aos impasses educativos e suas diferentes funções, sejam elas facilitadoras ou impeditivas à transmissão do conhecimento, traçando um breve estudo sobre o mal estar docente e as bases sobre as quais ele se desenvolve.

*      A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E A EDUCAÇÃO (PARENTALIDADE)
Contribuições aos educadores para reflexão a respeito de contextos familiares no século XXI; na função e laços parentais; na família e a escola frente aos problemas de aprendizagem; a constituição desses sujeitos numa visão (psico) pedagógica e psicanalítica.



*             PSICODRAMA ANALÍTICO - SUAS POSSIBILIDADES COM CRIANÇAS
QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Propiciar a reflexão sobre como o psicodrama permite que o sujeito se constitua como seu próprio interprete, ajudando-o a reconhecer seu idioma particular.   Analisar que é uma ferramenta preciosa e cada vez mais necessária para as questões da aprendizagem sendo a arte de ver-nos a nós mesmo, a arte de ver-nos vendo, de ver-nos criando.  Compreender que o espaço de aprendizagem é o espaço lúdico onde pode situar o psicodrama. O atendimento em grupo, através do psicodrama analítico, às crianças e  jovens com problemas de aprendizagem, pode favorecer o sucesso escolar, interrompendo o ciclo de fracasso no qual estão inseridas.

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